Pular para o conteúdo

Sugestões para iniciantes

Esta página contém algumas sugestões tanto para jogadores iniciantes de RPG quanto para aqueles que estão conhecendo o sistema Skeggox, focadas em um jogo dinâmico e engajante.

Antes do jogo

Estas são sugestões para a preparação do jogador antes de uma sessão de jogo e durante a criação de personagens.

Você não precisa decorar todas as regras

Faça uma leitura inicial deste manual tentando absorver as possibilidades do sistema, dando foco às primeiras três sessões da página Regras Básicas. Ao longo das sessões de jogo, você irá aprender o restante das regras naturalmente e decorar muitas delas. Conhecer bem as regras é importante para que o jogo seja ágil e engajante para todo o grupo, mas gerenciar este dinamismo em mesas com iniciantes é trabalho do mestre.

Mais história ao vivo, menos plano de fundo

 Dê mais atenção à história que seu personagem desenvolve na mesa de jogo do que ao seu plano de fundo. Ao invés de escrever o plano de fundo do personagem como se fosse o capítulo introdutório de um livro, tente fazer dele uma pequena coleção de fatos que possam se transformar em diálogos em jogo e ganchos para aventuras.

Não tema a morte do seu personagem

Este sistema tenta resgatar certos elementos dos RPGs oldschool, um deles sendo a possibilidade real da morte dos personagens. Esta possibilidade faz com que os jogadores se engajem mais durante a sessão refletindo melhor sobre suas ações, torcendo com mais vontade por bons resultados nos dados e sentindo mais alegria com suas vitórias. A sessão torna-se assim menos como ler um livro e mais como jogar um jogo.

Caso seu personagem morra, você poderá facilmente criar outro (com plano de fundo conectado ou não ao anterior) e continuar participando da aventura. Esta morte poderá, inclusive, gerar desvios naturais na história e servir de gancho para mais aventuras. Skeggox foi desenvolvido com um grande foco na experiência do Nível 1, então não tenha medo de começar de novo, e de novo, e de novo…

Experimente, seja criativo e desafie-se

Não há problemas em se inspirar em personagens famosos durante a criação do seu primeiro personagem de RPG. No entanto, conforme você se acostumar com esse tipo de jogo, tente jogar com personagens de classes, personalidades e objetivos variados. Seu personagem não precisa ser você mesmo, nem o protagonista do seu videogame, filme ou mangá favorito.

Durante o jogo

Estas são sugestões para a conduta do jogador durante uma sessão de jogo.

Prepare as ações do seu personagem com antecedência

Na ação em rodadas, especialmente durante um combate, turnos demorados podem fazem com que os outros jogadores desviem sua atenção. Se o turno do seu personagem está chegando, tenha preparados as ações que você planeja que ele realize (incluindo um plano B caso elas não sejam possíveis) e os dados que poderão ser usados.

Agilize o turno do seu personagem

Jogadores experientes conseguem declarar muitas das ações dos seus personagens de forma assertiva (“ele anda até aqui e ataca aqui”, por exemplo). Se você não tem certeza da possibilidade das ações que você pretende que seu personagem realize, ao invés de perguntar “eu posso fazer isso?”, diga “eu quero fazer isso”. Se o mestre considerar a ação possível, ela já é realizada.

Tente entrar no mundo do jogo

O engajamento do grupo depende do engajamento individual de cada jogador. Uma sessão em que os jogadores apenas anunciam suas jogadas, ao invés de descrever as ações do seu personagem, se torna entediante. Em uma taverna, tente descrever como seu personagem está exausto e faminto, e como o cheiro de ensopado lhe trás alegria naquele momento. Durante um descanso em um canto de um calabouço, descreva como seu personagem está preocupado com o bem estar da pessoa que estão tentando resgatar, e como ele trocaria metade do seu ouro por um par de botas secas.

No contexto do combate, a ideia de se descrever um ataque pode parecer conflitante com o item anterior, mas não é! Ouvir seu colega de jogo descrever as ações do personagem é diferente de se esperar enquanto ele toma decisões em silêncio, faz contas matemáticas e procura por seus dados para então finalmente terminar seu turno. Isso não precisa ser feito o tempo inteiro, mas tente anunciar alguns dos seus ataques com algo como “Elding urra: ‘tome essa, criatura imunda!’ e ataca com seu machado, mirando direto na cabeça do orc.” ao invés de apenas “eu ataco”.

Relaxe e divirta-se

O objetivo do RPG é a diversão em grupo, os jogadores não tem nada a ganhar ou perder. Jogadores iniciantes são sempre bem vindos ao hobby e jogadores experientes compreendem que esse é um tipo de jogo que a maioria das pessoas não sabe como funciona. Busque interações interessantes entre os personagens e evite comportamentos que quebrem a imersão do grupo no jogo. Caso você perceba que a falta ou abundancia de qualquer elemento do jogo (combate, narração, tempo ocioso, alívios cômicos, etc..) está evitando que você se divirta, não tenha medo de expor suas opiniões antes da próxima sessão.

Entenda o espírito da mesa

O tom de uma sessão de jogo depende de diversos fatores. Algumas situações demandam certa seriedade dos jogadores para que eles entendam a gravidade da história que está sendo desenvolvida. Muitos grupos, no entanto, tem um sinergia que promove sessões repletas de cenas e interações cômicas. Cabe ao mestre gerir essas variáveis de uma forma que mantenha os jogadores sempre engajados. O objetivo do RPG, novamente, é a diversão em grupo.