Cosmologia
Esta página apresenta o mundo de Menskrgard, o universo de Flaugunkúlur e os deuses e seres poderosos que os influenciam de inúmeras formas.
Menskrgard
Menskrgard é um mundo similar à Terra durante a era medieval, porém fortemente influenciada pelos outros mundos de Flaugunkúlur. Ele contém terras temperadas, tropicais, polares, desérticas e montanhosas, além de um grande oceano com diversos mares. Também similarmente à Terra medieval, Menskrgard tem inúmeros reinos em conflito constante por territórios e riquezas. O cenário básico de Skeggox se passa em Hjorrlund, um continente de clima similar à Europa.
Diversas criaturas dos mundos externos visitam e se instalam em Menskrgard. Algumas delas mantêm-se a uma distância segura dos humanos, como os elfos, fadas e animais mágicos de Vidrfold, os anões de Steinnfold e os misteriosos e travessos gnomos que viajam constantemente entre estes três mundos. Via de regra, essas criaturas não apresentam risco para as sociedades humanas e preferem viver isoladas delas. A maior parte dos humanos vivem suas vidas inteiras ouvindo histórias sobre elas sem nunca vê-las de fato.
Outras destas criaturas são nocivas aos humanos e provocam uma gama de calamidades, especialmente os dragões, vindos de Askarvegr (e, menos frequentemente, de outros mundos) há milhares de anos, os mortos-vivos, trazidos de Draugrheim para espalhar a peste e a destruição, e os demônios, que servem aos propósitos nefastos de Blódugrheim. A influência destes mundos pode ser facilmente encontrada nos calabouços e ruínas esquecidos de Menskrgard, que se transformam gradativamente em locais “vivos”, famintos por aventureiros e abrigo para monstros horríveis. Por não deixarem muitos sobreviventes por onde passam, a existência destes seres também é vista como lenda por muitos humanos.
Certos monstros surgiram em Menskrgard graças à influência dos mundos externos. Os maiores exemplos disso são a classe dos protogigantes, que inclui os goblins, orcs e ogros, e a das aberrações, que inclui os kobolds, minotauros e medusas.
Flaugunkúlur
Flaugunkúlur é um conjunto de mundos ocasionalmente descrito como 9 esferas flutuando no espaço. No centro dessas esferas situa-se Menskrgard, onde habitam os humanos em seus muitos reinos. Através das energias e criaturas originadas dos mundos exteriores, a influência deles pode ser sentida em todas as aventuras em Menskrgard. Visitar estes mundos, no entanto, costuma ser possível apenas para os aventureiros mais experientes.
Estas são as características principais de cada um destes mundos:
- Heilagrheim, o reino sagrado: o mundo dos deuses e seres superiores. É dividido entre Guthgard, o lar dos deuses, Draumrgard, a terra da magia e Agaetgard, o lar dos heroís.
- Vidrfold, o mundo das florestas: é o lar dos elfos, fadas e outras criaturas mágicas. É dividido entre Alfheim, o reino dos elfos, Vatnbjod, as águas vastas e profundas e Vetherbjod, a terra dos ventos. É deste mundo que vem as criaturas invocadas pelos conjuradores arcanos.
- Steinnfold, o mundo das pedras: é o lar dos anões, gigantes e outras criaturas mágicas. É dividido entre Dvergrheim, o reino dos anões, Jotunheim, o reino dos gigantes, colossos e titãs e Eythbjod, as vastas terras desérticas.
- Askarvegr, a dimensão das cinzas: um mundo caótico em transformação constante. Tempestades de fogo, gelo, raios e ácido varrem sua superfície constantemente. Cada um destes elementos surge de um “coração” de natureza desconhecida, em uma eterna competição por território. É deste mundo que vem as energias elementais de muitas das magias.
- Litlaussfold, o mundo sem cores: é um mundo oposto ao anterior, cuja natureza e habitantes respeitam um balanço quase inabalável. É dividido entre Vélheim, o reino das máquinas, Dómariheim, o reino dos juízes e Dokkálfheim, o reino dos elfo negros, que invadiram esse mundo há milhares de anos e se desconectaram de Vidrfold.
- Dýrfold, o mundo das bestas: um mundo selvagem e sem lei, habitada por feras de todos o tipos e tamanhos possíveis.
- Daudrvegr, a dimensão da morte: um mundo de espíritos e reinos esquecidos, para onde as mortes trazem a maior parte das almas humanas.
- Vándrvegr, a dimensão profana: um mundo terrível habitado por demônios e espíritos malignos. É dividido entre Blódugrheim, o reino sangrento e lar dos demônios e Draugrheim, o reino dos fantasmas e mortos-vivos.
Deuses e outros seres poderosos
Esta sessão lista e descreve brevemente alguns seres importantes do universo de Flaugunkúlur. Eles não necessariamente fazem parte das histórias como personagens auxiliares ou antagonistas, mas podem ser usados como inspiração na construção do mundo narrativo e do plano de fundo das aventuras.
Deuses de Heilagrheim
Abaixo são listados alguns dos deuses que controlam elementos de Flaugunkúlur e o influenciam de acordo com seus propósitos e vontades. Os deuses listados (com exceção de Aeztr) voltam sua atenção para Hjorrlund e, consequentemente, são cultuados quase exclusivamente nestas terras. Em outras partes de Menskrgard, outros deuses de aspectos similares (também residentes de Heilagrheim) são cultuados.
- Aeztr: o rei de Guthgard e deus supremo. Ele não dá atenção a aspectos específicos da experiência humana ou a regiões específicas de Menskrgard. Por isso, poucos focam nele a sua devoção.
- Ljómi: o deus da bondade e da saúde. Tem um grande apreço pelos humanos mas respeita a ordem natural do mundo quando chega a hora de cada um. Tem um casamento próspero junto a Authi.
- Hermadr: o deus da guerra e do atletismo. Recompensa os guerreiros dedicados e destemidos trazendo suas almas para Agaetgard com a ajuda de suas valquírias.
- Funi: o deus da conquista e da selvageria. Diverte-se assistindo as batalhas sangrentas de Mesnkrgard e enche de fúria os bárbaros que gritam seu nome.
- Eithi: o deus da justiça terrena e da vigilância. Luta para proteger o equilíbrio entre o poderio dos reinos de Hjorrlund e a separação da vida e da morte. Sua autoridade não é reconhecida pelos juízes de Dómariheim.
- Visindi: o deus da sabedoria e da magia. Volta sua atenção para o estudo de todos os segredos de Flaugunkúlur e recompensa aqueles que se dedicam a um caminho semelhante. Seu maior desejo é entender os quatro corações de Askarvegr.
- Jörthin: o deus da terra e das florestas. Se encarrega de proteger o equilíbrio natural de Menskrgard e se desentende frequentemente com Ljómi e Eithi por julgar que os humanos tem o desrespeitado. Seus maiores inimigos são Hefnd e Reykr.
- Máttr: o deus dos mares e rios. Exige respeito dos navegadores que se aventuram em suas águas e pune severamente aqueles que julga irreverentes e despreparados. Tem um relacionamento complexo com Skjótr.
- Skjótr: a deusa dos ventos e trovões. Tem um humor volátil e traz alternadamente benesses e destruição para a humanidade.
- Kvaethi: a deusa da música e das artes. Tem prazer em inspirar a criatividade e imaginação dos humanos mas se entristece quando isso resulta em novas formas de se tirar vidas.
- Authi: a deusa da fertilidade, amor e prosperidade. Tem um temperamento sereno e promove o crescimento das colheitas e populações.
- Feldr: o deus da trapaça e da discórdia. Seus muitos esquemas geram desconfiança entre os deuses mas também são essenciais para a supremacia de Heilagrheim sobre Flaugunkúlur.
Outros seres poderosos
Abaixo são listados outros seres poderosos que dominam porções de Hjorrlund, Menskrgard ou Flaugunkúlur e também os influenciam de acordo com seus propósitos e vontades.
- Háski: o hobgoblin que comanda a mais temida tribo orc do leste de Hjorrlund. Divide seu tempo entre a conquista de terras humanas e a de outras tribos orcs.
- Hefnd: o colosso líder dos gigantes de gelo do extremo norte de Hjorrlund. Deseja trazer um inverno sem fim para todo o continente.
- Eldur, Ís, Drumur, Súr e Rotna: os cinco dragões (um vermelho, um branco, um azul, um verde e um negro) mais poderosos de Menskrgard. Seus lares situam-se em regiões inóspitas do planeta que refletem seus respectivos elementos.
- Jörmungandr, Luska, Skúlla e Umibözu: quatro bestas colossais, uma serpente, um tubarão, um náutilo e um polvo, que aterrorizam os mares do norte, oeste, sul e leste de Menskrgard.
- Reykr: um emissário de Hrörnum que devasta partes de Hjorrlund com pestes e hordas de mortos-vivos a cada 100 anos.
- Lífidauthanum: um espírito maligno de aparência feminina que opera em Menskrgard. Prende almas humanas em um estado de morte-vida antes que possam ser levadas pelas mortes para Daudrvegr.
- Svik: um demônio que opera em Menskrgard. Se disfarça de humano para influenciar nobres e provocar guerras sangrentas.
- Grue: a personificação do horror de encontrar-se sem fontes de luz dentro de uma caverna profunda ou um calabouço com inúmeros corredores, criaturas e armadilhas. As chances de se sobreviver a uma situação dessas são mínimas e, por isso, costuma-se dizer que aventureiros na escuridão total serão “devorados por um grue”.
- Haust: o rei dos elfos e fadas de Alfheim. Um líder justo que preza pela paz em suas terra. Respeita a autoridade de Leviathan e Kezakodr mas tem desentendimentos frequentes com Fenrir. Alguns dizem que seus poderes mágicos rivalizam os de Visindi e outros deuses da magia.
- Fenrir: o lobo gigante que reina sobre as feras e licantropos de Vidrfold. Tem um frágil acordo de paz com Haust.
- Leviathan: a baleia colossal que reina sobre as águas de Vatnbjod.
- Kezakodr: a ave colossal que reina sobre os céus de Vetherbjold.
- Bifask: o rei dos anões de Dvergrheim. Um monarca incrivelmente respeitado, capaz de abrir ravinas com suas pisadas furiosas. Trava uma guerra eterna contra Jotumheim.
- Reithi: o titã rei dos gigantes de Jotumheim. Um soberano fortemente temido, capaz de transformar a geografia dos locais por onde passa. Seu maior objetivo é a conquista total de Dvergrheim.
- Fafnir: o mais poderoso dragão de pedra de Steinnfold. Ataca assentamentos de anões e de gigantes em busca dos seus tesouros e, por isso, é odiado por ambos.
- Duna: o titã eremita que domina Eythbjod. Controla tempestades de areia capazes de desintegrar o aço em segundos e não admite que anões e gigantes travem batalhas em seus desertos.
- Eldijarta, Klakijarta, Drumurjarta e Sýrujarta: os quatro núcleos elementais de Askarvegr (fogo, gelo, raios e ácido) que parecem lutar entre si pela dominação deste mundo. Não se sabe se estas entidades tem inteligência e até mesmo os deuses temem aproximar-se delas.
- Lukkja: o cérebro mecânico que controla Vélheim. Os detalhes do seu funcionamento, assim como seus motivos, são desconhecidos.
- Nathae: o juiz supremo de Dómariheim. Seus julgamentos são respeitados por seres extremamente poderosos como Haust, Dauthi e Aeztr.
- Florth: o rei dos elfos negros de Dokkálfheim. Comanda suas tropas com mão de ferro e é um dos necromantes mais poderosos de Flaugunkúlur. Seus objetivos são extremamente misteriosos.
- Nidhöggr: o último dragão do caos em Flaugunkúlur e possivelmente o mais poderoso de todos. Foi aprisionado pelos deuses no subterrâneo de Litlaussfold e é mantido lá pelos juízes de Dómariheim. Sonha em reviver a espécie dos dragões originais e destruir toda a ordem do universo.
- Glymja, Hraezla, Veizla e Slátra: quatro bestas colossais, um urso, uma aranha, um verme e um dinossauro, que aterrorizam as terras de Dýrfold.
- Dauthi: o deus da morte que reside em Daudrvegr, encarregado de receber e guardar as almas humanas. Apesar de ser temido em toda Menskrgard, nem sempre é visto como um ser maligno. É respeitado por Ljómi por ser contra a morte-vida.
- Grendel: o titã morto-vivo que comanda as tropas de Draugrheim.
- Hrörnum: a entidade maléfica que reina sobre Draugrheim. Comanda a tortura dos espíritos que são levados ao seu reino e os usa para seus fins nefastos.
- Surtr: o titã demoníaco que comanda as tropas de Blódugrheim.
- Mestöfullin: o imperador implacável dos demônios de Blódugrheim. É considerado a mais pura encarnação do mal e é inimigo mortal de Aeztr.