Nesta página, são detalhados o escopo geral e o progresso do projeto Exylium RPG, além do funcionamento deste site.
O projeto
Exylium RPG é um projeto iniciado em 2015. O intuito era criar um sistema de RPG de mesa que sanasse as minhas insatisfações e as dos meus amigos em relação aos sistemas que costumávamos usar. Os problemas mais comuns eram o combate repetitivo e pouco estimulante, manuais ruins de se consultar, suplementos confusos, brechas que encorajam a quebra da harmonia do grupo ou competições contraproducentes, uma falta de preocupação com a experiência do jogo em si, dentre outros. Em 2017, por conta do feedback fortemente positivo, decidi transformar o Exylium em um RPG de mesa completo.
O Exylium é um sistema para iniciantes e veteranos do RPG de mesa, pensado para todos que se interessam e também quem ainda não se interessa por este tipo de jogo. Ele não é apenas uma coleção de regras, histórias e imagens, pois ele também visa, em cada detalhe, a criação e manutenção de grupos sinérgicos de jogadores, cada um contribuindo para o entretenimento dos demais.
Este é um jogo em desenvolvimento que usa regras em evolução constante. Ao ser concluído (versão 1.0), este site fornecerá o sistema Exylium RPG de forma integral, incluindo:
- Introdução ao RPG de mesa e dicas avançadas
Em poucas páginas, este manual permite que até mesmo quem nunca ouviu falar deste tipo de jogo comece a entender os conceitos básicos do RPG de mesa, como fichas de personagem, roleplay (interpretação), aventuras, rolagens, combates, equipamentos, magias, etc.
Já no final do manual, podem ser encontradas diversas recomendações voltadas para mestres e jogadores experientes, onde são sugeridas maneiras de se moldar o jogo de acordo com o perfil do grupo e da aventura em questão para tornar a experiência mais divertida, engajante e memorável.
- Universo original que une o steampunk à alta fantasia
Em Exylium, os personagens são aventureiros portadores de um dom especial. Este dom permite que eles comecem suas carreiras como indivíduos medianos e, gradativamente, evoluam suas capacidades físicas e mentais até ultrapassar os limites das pessoas normais, potencialmente se tornando como os semideuses das mitologias e obtendo a capacidade de moldar o mundo ao seu redor.
Dependendo da aventura escolhida, os jogadores poderão embarcar em missões de sabotagem, caçar monstros mágicos, revelar esquemas mafiosos, resgatar tecnologias perdidas, descobrir sociedades secretas, lutar contra governos tiranos, lidar com seres de outros mundos e muito mais.
- Um mundo com muitas nações, facções e culturas
Em um planeta chamado Galeno, os jogadores de Exylium têm liberdade tanto para realizarem grandes jornadas rumo ao desconhecido quanto para mergulharem profundamente nos mistérios de localidades específicas. As diferenças culturais, governamentais e mercadológicas entre os locais visitados podem gerar diversos obstáculos, oferecer grandes oportunidades de crescimento para os personagens e até mesmo servir como ponto central para histórias inteiras.
- Criação de personagens com variedade, liberdade e simplicidade
Na criação de personagens, Exylium oferece cinco “raças” originais, aqui chamadas de linhagens. Nenhuma delas concede vantagens numéricas, encorajando o jogador a escolher aquela que ele realmente sentir que se encaixa melhor, em termos culturais e estéticos, à proposta do seus personagem.
Ao invés de escolher “classes” e “talentos”, o jogador personaliza seu personagem recebendo pontos a cada nível alcançado e os alocando em:
- Atributos primários, que são habilidades gerais como “Força” ou “Destreza”;
- Atributos secundários, que são habilidades ligeiramente especializadas como “Dano com armas corpo a corpo” ou “Acerto com armas de distância”;
- Atributos terciários, que são habilidades especializadas como “Dano com armas corpo a corpo de impacto” ou “Acerto com armas de fogo”;
- Atributos quaternários, que são habilidades extremamente especializadas como “Dano com machados de uma mão” ou “Acerto com revólveres”.
Além disso, todos os personagens têm um ou mais “ofícios”. Estes pacotes de experiências profissionais fornecem habilidades que, embora não relacionadas ao combate, são valiosas para aventureiros, como culinária, pilotagem, medicina e música.
- Sistema de regras completo e versátil
As regras e tabelas neste manual cobrem uma grande quantidade de fatores que podem ser levados em conta na simulação da vida dos personagens. Existem subseções explicando como funcionam neste jogo as consequências graduais da fome, sede, falta de sono, doenças e venenos, o câmbio de moedas, tecnologias elétricas, mecânicas e mágicas, leis de controle de armas, armadilhas e quebra-cabeças, regras gerais de sobrevivência, a criação e modificação de equipamentos e muito mais. Para jogadores que consideram o combate dos RPGs em geral maçante e repetitivo, estas regras podem gerar desafios tão interessantes quanto as batalhas mais elaboradas.
- Combate com muitas opções
As regras de Exylium visam a viabilidade de soluções criativas para os conflitos sem a necessidade de habilidades especiais específicas. Em outras palavras, este sistema busca evitar que os personagens sigam sempre a mesma sequência de ações em cada combate, não impossibilitando, por exemplo, um engenheiro de tentar usar uma mesa de jantar como arma improvisada ou um brutamonte ignorante de tentar construir uma armadilha elaborada.
A probabilidade de sucesso de manobras como “agarrar”, “derrubar”, “desarmar” e “golpe giratório” dependem apenas dos atributos numéricos do personagem. Embora certos equipamentos possam ajudar nesta questão, não são necessárias habilidades especiais para se viabilizar o use destas estratégias. Sendo assim, um personagem que seja incapaz de conjurar magias e que não carregue consigo um repertório de bugigangas também tem uma variedade de opções durante o combate, não precisando limitar-se à apenas posicionar-se no campo de batalha e desferir ataques genéricos.
O sistema encoraja também o uso de detalhes do ambiente para a solução de conflitos desfavoráveis aos jogadores. Alavancas podem acionar portas automáticas para isolar oponentes, maquinas pesadas podem ser derrubadas para bloquear a passagem de inimigos em perseguição, encanamentos altamente pressurizados podem explodir como bombas e tonéis de metal derretido podem dar cabo de monstros terríveis instantaneamente.
- Grande variedade de itens e equipamentos
Exylium oferece uma vasta gama de armas de combate corpo a corpo como espadas, machados e lanças modernizadas, armas de combate a distância como pistolas, rifles e arcos compostos e armaduras de diversas categorias, das leves às super pesadas, além das incríveis armaduras hidráulicas. Em um mundo onde existem supersoldados com a força de cinco pessoas e aventureiros com habilidades mitológicas, não espere ser capaz de usar qualquer tipo de equipamento logo nos primeiros níveis!
Aproveitando o estilo steampunk, Exylium dá grande atenção à variedade de equipamentos que os jogadores encontram e usam. Assim como no mundo real, os modelos as armas, armaduras e equipamentos em geral encontradas pelos personagens dependem da região do mundo, do ambiente específico onde o grupo se encontra e dos indivíduos com os quais eles estão lidando. Exylium tem mais de 200 “espécies” de armas, não contando suas versões mágicas, níveis de qualidade e diferenças estéticas entre fabricantes. Itens similares podem ter atributos muito distintos, sendo cada um ideal para uma situação diferente e encorajando assim a manutenção de uma pequena coleção para cada aventureiro.
Os personagens também usam dispositivos e bugigangas (mágicos ou puramente tecnológicos) para andar pelas paredes e tetos, planar, flutuar ou voar, explorar as profundezas do oceano, detectar luzes invisíveis e sons inaudíveis e até mesmo substituir membros perdidos. Personagens inteligentes são capazes de entrar em combate com mais “itens preparados” (como mochilas propulsoras, granadas de diversos tipos e serras pneumáticas) que os demais, potencialmente tornando-se tão perigosos quanto o espadachim de armadura pesada ou o atirador de elite com seu rifle de precisão.
- Veículos civis, militares e experimentais, terrestres, aéreos e aquáticos
Durante as jornadas e missões dos personagens de Exylium, eles poderão encontrar muitos tipos de veículos, alguns até mesmo de formato humanoide. Assim como itens e equipamentos pessoais, veículos podem ser usados de diversas maneiras e cada um será ideal para uma situação diferente.
Viajar em um dirigível é mais rápido e seguro do que em um carro, além de propiciar, por exemplo, encontros com figuras da nobreza em meio aos passageiros. Por sua vez, além de ser muito mais acessível, a viagem por terra tem uma lista enorme de eventos que podem surgir durante o curso, tornando-a muito interessante para aventureiros sem rumo definido ou com tempo de sobra.
Veículos também podem servir como grandes ferramentas para se solucionar problemas. Uma retroescavadeira, por exemplo, pode facilmente destruir um muro na falta de um bastão de dinamite. Um veículo encouraçado, mesmo sem armas, fornece mais proteção que qualquer armadura mágica, e um navio a vapor encalhado pode, com o tempo, se transformar em uma pequena cidade.
- Sistema de magias baseado em nove escolas que podem ser combinadas
Ao invés de simplesmente representarem ideias como “cura”, “fogo” ou “ilusão”, cada escola de magia se dedica à manipulação de um fator físico-químico do universo como o calor, a eletricidade, as ondas eletromagnéticas ou a energia cinética de objetos macroscópicos. A fisiomancia, por exemplo, é a manipulação mágica de estruturas fisiológicas. Ela torna seu praticante, o fisiomante, capaz de tanto curar quanto causar ferimentos físicos magicamente, assim como influenciar plantas e neutralizar venenos. A radiomancia, por sua vez, é a manipulação mágica de ondas eletromagnéticas, especialmente a luz. Um radiomante, portanto, é capaz de criar luzes e miragens, escurecer ambientes inteiramente e até mesmo emitir feixes de radiação altamente nociva.
Qualquer personagem, independentemente do seu papel principal, pode tornar-se um iniciante na sua escola mágica de preferência (usando pontos que poderiam ser gastos em outros atributos, obviamente). Tornar-se realmente habilidoso em uma ou mais escolas, entretanto, exigirá paciência e dedicação.
- Uma abundância de criaturas para os jogadores encontrarem
Durante as aventuras de Exylium, os personagens têm que lidar com combatentes, feras, monstros e seres invocados magicamente. Cada exemplo destes tem uma ficha no Bestiário, onde constam suas características e habilidades. Assim como cada personagem de jogador tem propensões diferentes ao uso de violência, diplomacia, intimidação, blefes, suborno e fuga para solucionar conflitos, cada criatura tem um grau diferente de susceptibilidade à cada uma destas táticas.
- Aventuras pré-escritas
Neste manual você encontrará aventuras praticamente prontas para serem jogadas, exigindo do mestre um tempo mínimo de preparação. Além de serem úteis para mestres com pouco tempo livre e jogadores que queiram ter vivências em comum com outros grupos, elas também servem para apresentar o universo do jogo a novos jogadores e inspirar novos mestres que desejam criar suas próprias histórias.
- Modos de jogo e cenários alternativos
Regras e cenários alternativos sugerem formas diferentes de se aproveitar a estrutura geral do jogo, servindo para acomodar um número maior de jogadores e expandindo as possibilidades do sistema. Como exemplos de modos de jogo alternativos, temos:
- Modo oldschool, que traz para Exylium RPG algumas filosofias e práticas de RPGs clássicos, como atributos aleatórios, classes delimitadas, tabela de armas simplificada e combates rápidos e de alto risco.
- Modo hardcore, que limita o progresso numérico dos personagens e, consequentemente, o quão poderosos eles podem se tornar, tornando o jogo mais “realista”. Esse modo permite que os personagens continuem como aventureiros mundanos mesmo depois de muitas sessões de jogo, ao invés de efetivamente transformarem-se em super-heróis.
Como exemplos de cenários alternativos, temos:
- Ausência mágica, no qual a magia em Galeno desapareceu há dias, anos, décadas ou séculos. A sociedade galeniana, extremamente dependente dela, deverá então se adaptar a sua falta. Equipamentos mágicos não funcionam mais, e magos poderosos se tornaram pessoas comuns. Apesar dos monstros mágicos não terem mais seus poderes, a presença de gangues surgidas da decadência social faz com que o mundo continue cheio de riscos para aventureiros enfrentarem.
- Caos mágico, o inverso do cenário anterior, no qual a magia se tornou muito mais poderosa e acessível. Agora, pessoas anteriormente comuns são capazes de conjurar magias perigosas, sem ter nenhuma ideia do que estão fazendo. Criaturas completamente insanas são encontradas com frequência, e a própria geografia de Galeno se tornou muito mais fluida.
- Steampunk puro, no qual a magia nunca existiu de forma objetiva em Galeno. Neste cenário, o retrofuturismo steampunk toma conta da temática do jogo, ainda permitindo a criação de uma grande variedade de personagens e aventuras.
- Cenário antropomórfico, no qual as linhagens galenianas são substituídas por espécies que misturam humanos e animais. Estas novas raças exploram estereótipos folclóricos do mundo animal como a esperteza das raposas, o orgulho dos leões, a sabedoria das corujas e a gentileza dos cervos.
- Outras eras e mundos. O sistema Exylium RPG não precisa se limitar à Era Moderna ou ao planeta Galeno. Com poucas adaptações ao jogo, os jogadores podem explorar o passado e o futuro deste mundo ou visitar mundos completamente diferentes.
Como o site funciona
Este site é o manual de regras de Exylium RPG, e também disponibiliza ferramentas para auxiliar jogadores e mestres. Para estudar e consultar as regras e tabelas de Exylium, durante ou fora das sessões de jogo, você poderá usar seu navegador de preferência em seu computador, tablet, smartphone, smart TV, etc.
Os visitantes comuns neste site têm acesso completo apenas à primeira seção do manual: Introdução, que explica brevemente o que é o RPG de mesa, denota a estrutura e o escopo do Exylium RPG (incluindo os tipos de personagens e aventuras pelos quais os jogadores podem esperar) e apresenta as particularidades do mundo em que este jogo se passa. Para se ter acesso ao restante do manual (9 seções e ferramentas auxiliares), onde encontram-se as regras e tabelas necessárias para se jogar este jogo, o visitante deverá tornar-se um membro e efetuar o login.
- O design do site
A ideia por trás do design deste site é combinar a praticidade de um site moderno com o estilo de um livro antigo. O cabeçalho fixo ao topo da tela permite o acesso a qualquer página do manual em apenas um click, além de conter um espaço de pesquisa onde o usuário pode buscar qualquer termo presente no site. Já o corpo da página pertence ao conteúdo, sem informações e menus laterais irrelevantes, para que o leitor possa se concentrar no que realmente quer ler.
Apesar desta ideia já estar sendo explorada na estrutura e apresentação atual do site, tudo ainda é provisório (fontes, tamanhos, espaçamentos, fundos, imagens, etc.), pois parte do financiamento coletivo será usada para consultarmos um designer profissional.
- Por que não lançar o manual como um livro/PDF?
Com um arquivo DOC de quase 300 páginas de texto e tabelas já escritas (e muito mais já planejadas), optamos por transformar tudo em um site. As principais vantagens da distribuição do jogo através deste site, ao invés de livros ou PDFs, são:
- Acesso através da internet, usando seu dispositivo e navegador de preferência.
- Abas de navegador e favoritos ao invés de marcadores de página.
- Tudo em um só lugar. Os livros básicos da maioria dos RPGs não incluem aventuras pré-escritas, cenários adicionais, etc.
- Atualizações imediatamente disponíveis. Você não precisará se preocupar com erratas ou baixar novas versões do manual.
Ao terminarmos o desenvolvimento do jogo básico, ou seja, ao atingirmos a versão 1.0 do manual, é possível que compilemos o conteúdo e lancemos uma versão em PDF ou até mesmo, dependendo da demanda dos jogadores, um livro físico.
O progresso do jogo
Aqui você pode ver as últimas atualizações do jogo e do site, além do progresso geral do projeto. No centro do rodapé de cada página há um hipertexto com a versão atual do site, que muda quando ocorrem mudanças importantes. Ele também serve como atalho para o blog do site, onde estas atualizações são detalhadas.
Últimas atualizações
Estas são as últimas atualizações específicas do jogo e do site:
Jogo
- Início da transferência das regras do DOC para o site.
Site
- Início do acesso antecipado.
- Página adicionada: 2.4. Parâmetros básicos
- Página adicionada: 2.5. Itens e posses
- Página adicionada: 2.6. Armadura, acessórios e equipamentos
- Página adicionada: 2.7. Ataques e armas
- Página adicionada: 2.8. Magias
- Página adicionada: 2.9. Ofícios e proficiências
- Página adicionada: 2.10. Descrição, história, feitos e conquistas
- Página adicionada: 2.11. Arquétipos
Páginas publicadas
Estas são as páginas que já estão disponíveis para os membros acessarem. A disponibilidade da página não garante que seu conteúdo esteja completo ou 100% atualizado.
- Páginas do menu Principal;
- Página inicial de cada seção (sumários);
- Seção 1 completa;
- Seção 2, páginas 1 a 11;
- Ficha de Personagem (Ferramentas).
Progresso total
Encontra-se à seguir a situação atual (aproximada) das peças-chave do jogo para que a versão 1.0 seja atingida. A maior parte deste conteúdo ainda se encontra em um arquivo DOC, em forma de textos, imagens e tabelas. Ele precisa ser reformatado para ser hospedado nas seções e páginas deste site, se adequando à estrutura aqui adotada. Sendo assim, este conteúdo será adicionado gradualmente, conforme for adaptado.