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2.9. Ofícios e Proficiências

Na pág. 4 da ficha, existem campos para se inscrever os ofícios do personagem, os Níveis destes ofícios e os Bônus para as proficiências. Proficiências são conhecimentos especializados que o personagem adquire durante a vida. O jogador não as escolhe diretamente, ele seleciona ofícios, que funcionam como pacotes de proficiências.

Proficiências

As proficiências proporcionam bônus em testes de habilidade e possibilitam ações especiais, como a criação de itens. Ao se adquirir um ofício, o Bônus para cada proficiência listada em sua descrição aumenta em 2.

Exemplo:

Se um personagem tem os ofícios Comerciante (nível 1) e Político (nível 1), ele tem bônus 4 em  Interpessoalidade, pois ambos os ofícios têm esta proficiência listada em suas descrições. O preenchimento da ficha deste personagem nesta seção seria:

Exemplo de preenchimento dos ofícios e proficiências

As proficiências e seus bônus são:

Proficiências

ProficiênciasBônus em
ProficiênciasBônus em
AcrobaciaAcrobacia, em quaisquer testes deste atributo.
AlfaiatariaManufatura, em testes de criação e manutenção de roupas e armaduras de pano e couro.
ArmariaManufatura, em testes de criação e manutenção de armas de fogo.
ArteManufatura, em testes de criação de peças de arte de um tipo específico: Escultura ou Desenho e pintura.
CamuflagemFurtividade, em testes de camuflagem e movimento silencioso.
CarpintariaManufatura, em testes de criação e manutenção de itens de madeira, pedra e outros substratos naturais.
CartografiaSabedoria, em testes de localização e criação de mapas.
ComércioCarisma, para realizar testes de negociação comercial. Estabilidade, contra testes de negociação comercial.
ConhecimentoSabedoria, em testes de conhecimento em relação a uma área específica: Alimentos, Animais, Armas brancas, Armas de fogo, Armaduras, Arquitetura e edificações, Arte, Artefatos e magia, Cavernas e calabouços, Cidades e vida urbana, Corpos d'água e submersão, Estradas e campos abertos, Joias, Lei e crime, Madeira e carpintaria, Máquinas e veículos, Metais e minerais, Moedas e economia, Plantas e áreas arbóreas, Química e farmácia, Regiões áridas, ou Vestimenta e moda.
CulináriaSabedoria, em testes de culinária.
Pode ser usado para melhorar a moral dos aliados.
ElétricaManufatura, em testes de criação e manutenção de dispositivos elétricos.
FerrariaManufatura, em testes de criação e manutenção de armas brancas e armaduras de metal.
Força BrutaForça Bruta, em quaisquer testes deste atributo.
InterpessoalidadeCarisma, para realizar testes de diplomacia e blefe.
Estabilidade, contra testes de diplomacia e blefe.
Pode ser usado para melhorar a moral dos aliados.
JoalheriaManufatura, em testes de criação e manutenção de joias e objetos miúdos.
MagifaturaMagia, em testes de criação e manutenção de itens mágicos.
MecânicaManufatura, em testes de criação e manutenção de dispositivos mecânicos e máquinas grandes.
MedicinaSabedoria, em testes de cura e anatomia.
PercepçãoAptidão ou Sabedoria, em testes de visão, audição e oufato.
PerformanceCarisma, em testes de performance de um tipo específico: Atuação, Dança ou Música.
Pode ser usado para melhorar a moral dos aliados.
Pilotagem AéreaPilotagem, para manobras com veículos aéreos.
Pilotagem AquáticaPilotagem, para manobras com veículos aquáticos.
Pilotagem TerrenaPilotagem, para manobras com veículos terrenos.
PrestidigitaçãoFurtividade, em testes de truques manuais, como roubo e enganação.
ZootécnicaCarisma, em testes de pacificação e dominação de animais.
Pilotagem, para manobras com montarias vivas.

As Proficiências de Conhecimento não ajudam o personagem a realizar tarefas práticas. Por exemplo, o Conhecimento (Armas de fogo) irá ajudar um personagem a identificar um rifle e suas características, mas não irá facilitar o conserto de um rifle danificado.

Ofícios

Ofícios são ocupações com as quais o personagem tem contato, estuda e treina em primeiro ou segundo plano. Eles funcionam como conjuntos de proficiências.

O personagem tem um ofício no nível 1 e mais um a cada nível múltiplo de 5 (5, 10, 15, etc.). Ele também tem um ofício extra para cada 10 pontos no valor total de Sabedoria (atributo secundário), ignorando qualquer bônus ao atributo.

Nos níveis múltiplos de 15 (15, 30, etc.), ao invés de escolher um novo Ofício ou Sub-Ofício, o personagem pode se especializar em um que já possui, aumentando seu nível e recebendo novamente seus benefícios. Isso pode ser feito até três vezes em cada Ofício ou Sub-Ofício (especialista, super-especialista e ultra-especialista).

Sub-Ofícios só podem ser escolhidos se o personagem já possuir seu respectivo Ofício, mas um Sub-Ofício pode ter um nível maior que seu Ofício. Por exemplo, um personagem precisa ter o Ofício de Ferreiro antes de escolher o de Ferreiro Avançado. Porém, depois disso, ele pode ter nível 1 em Ferreiro e nível 3 em Ferreiro Avançado.

Na ficha existem espaços para os ofícios e seus níveis, as proficiências e os bônus (nível da Proficiência) que irão proporcionar. A tabela abaixo apresenta os ofícios e sub-ofícios:

Como indicado na tabela, os ofícios Artífice Arcano e Místico só podem ser adquiridos se o personagem tiver 2 ou mais pontos em Magia.

O salário diário de cada ofício diz respeito ao dinheiro que um aventureiro pode conseguir por dia (16h de trabalho) na cidade onde está instalado temporariamente, usando as capacidades proporcionadas pelo ofício. O salário diário será pago na moeda do lugar onde o personagem está trabalhando, a menos que apenas uma moeda esteja sendo usada no jogo, como sugerido em 3.6. Outros recursos do personagem. Mais informações sobre trabalho podem ser encontradas em 3.7. Manobras de aventura e outras mecânicas.