Pular para o conteúdo
[headershortcode]

2.5. Itens e posses

Na pág. 3, serão colocados os itens que o personagem está carregando ou tem guardados, além de suas posses, como casas e veículos. A localização dos itens deve ser incluída caso não estejam sendo carregados pelo personagem. Isso evita que o paradeiro de veículos, equipamentos e outros objetos guardados seja esquecido entre sessões de jogo.

Deve-se incluir na lista os itens com os quais o personagem está equipado, mesmo que já estejam inscritos nas págs. 1 e 2. Na pág. 3, são anotadas outras informações importantes sobre esses itens, como seu valor, seu índice de qualidade, os efeitos mágicos de armas e armaduras encantadas e os detalhes de um equipamento com nome próprio.

Se as regras de Carga pesada e Carga máxima estiverem sendo usadas, o peso dos itens (em kg) deve ser incluído em sua descrição. O peso de itens isolados que pesam menos de 0,5 kg pode ser ignorado (o jogador não precisa se preocupar com o peso de uma chave ou de uma caixa de fósforos, por exemplo). Cabe ao mestre julgar a viabilidade de cargas incomuns, como objetos muito maiores que o personagem ou de formato impróprio para o transporte.

Ferramentas comuns, material de escrita, utensílios para alimentação, apetrechos para acampamento e outros itens mundanos não precisam ser descritos detalhadamente na ficha. Pode-se anotar, por exemplo, “kit avançado de acampamento”, ao invés de “tenda, saco de dormir, estacas, marreta, fogão portátil, isqueiro, fósforos e repelente de insetos”. O preço e descrição destes itens e kits pode ser encontrado em 5.2. Itens gerais, roupas e comida.

Símbolo

Como a lista não tem subdivisões pré-estabelecidas, o jogador pode desenhar símbolos nos espaços à esquerda de cada linha. Isso ajuda o jogador a diferenciar facilmente armas, armaduras, dinheiro, etc. Os símbolos podem ser desenhados sem preenchimento para itens não mágicos e com preenchimento para itens mágicos.

Os símbolos sugeridos são:

Itens mundanos e ferramentas
Armas corpo a corpo
Armas de distância
Acessórios, roupas e outros equipamentos
Escudos e armaduras
Gemas
Dinheiro, notas bancárias e outros itens monetários
Água, alimentos e seus recipientes
Veículos terrestres
Veículos aquáticos
Veíiculos aéreos
Imóveis

Equipado ou preparado

Também à esquerda de cada linha em Itens e Posses, o espaço Eq/Pr será usado para indicar itens atualmente equipados (com um “E”) ou preparados (com um “P”). As regras para se equipar e preparar itens encontram-se em 3.5. Equipando, preparando e usando itens.

A imagem à seguir é um exemplo de preenchimento da lista de itens com armas, armadura, suprimentos para viagem, dinheiro, itens mágicos, etc.

Preenchimento dos itens e posses

Na imagem pode-se ver, por exemplo, a forma que a machadinha foi inscrita: espécie da arma, índice mágico, efeito mágico (entre chaves), índice de qualidade, fabricante e peso.

Dinheiro e itens iniciais

Estes são os itens e dinheiro que o personagem já possuía antes da aventura começar. Durante o preenchimento da Ficha, o personagem recebe um valor monetário e, com parte dele, “compra” itens pelo valor básico. Essa quantia recebida depende do ofício do personagem e do nível inicial, segundo a fórmula:

Em desenvolvimento.

Três quartos (75%) do valor monetário inicial pode ser usado para se “comprar” os itens iniciais. O resto será convertido em dinheiro, notas bancárias e/ou outros itens monetários como o jogador preferir. Ele pode definir, por exemplo, que o personagem começará a aventura carregando metade desse dinheiro restante e terá a outra metade guardada no banco de uma cidade específica. Depois que a aventura começa, o personagem é livre para gastar este dinheiro dentro do jogo, agora sujeito aos preços e disponibilidades definidos pelo mestre.