Pular para o conteúdo
[headershortcode]

2.10. Descrição, história, feitos e conquistas

Na pág. 4, existem dois espaços que podem ser usados para dar mais detalhes ao personagem: Descrição e História. No processo de criação de um personagem, alguns jogadores deixam estes itens por último e os define de acordo com as capacidades técnicas construídas na Ficha. Outros jogadores, ao pensarem primeiramente no papel narrativo do personagem, começam por aqui e definem os atributos numéricos da Ficha de acordo com as ideias desenvolvidas.

A pág. 8 é reservada para os Feitos e conquistas, que são preenchidos conforme o jogo é desenvolvido de sessão em sessão, aventura em aventura.

Descrição

Neste espaço, o jogador pode descrever a aparência física e a personalidade do personagem.

Uma boa descrição do personagem contribui para que os jogadores e o mestre construam uma boa narrativa ao seu redor e para que ele se encaixe da melhor forma possível no mundo do jogo.

História

Em História, o jogador pode detalhar o passado do personagem, evidenciando sua origem e os fatores que o levaram a se aventurar pelo mundo.

Assim como a descrição, a história do personagem permite que ele se envolva mais profundamente na narrativa, podendo alavancar interações diferentes entre personagens e jornadas baseadas em seu passado.

Feitos e conquistas

A pág. 8 é reservada para que as aventuras do personagem sejam anotadas de forma simples. Qualquer evento de interesse do jogador, especialmente os que levam o personagem a receber grandes recompensas e/ou ganhar Pontos de Atributo, podem ser inscritos nesta página.

Exemplo:

Em dado momento de uma aventura, um dos PdJs está isolado do resto do grupo. Enquanto seus companheiros realizam outras tarefas, ele ajuda um PdM e recebe uma pequena recompensa. O jogador deste personagem decide anotar algo como “Ajudou xxx, na cidade de xxx, a encontrar seu colar roubado. Recebeu 20 CI.” em Feitos e conquistas.

Mais tarde, com o grupo reunido, os jogadores continuam a aventura e cumprem o objetivo principal da sessão. O mestre pede para que cada um anote algo como “Ajudou xxx, prefeito de xxx, a encontrar e prender a gangue que aterrorizava a cidade. O grupo recebeu 250 CI.” em Feitos e conquistas.

Caso mais espaços sejam necessários, o jogador pode usar mais de uma cópia da pág. 8.