Os itens e equipamentos que os personagens de Exylium encontram e usam afetam profundamente suas capacidades e opções para lidar com quaisquer obstáculos, além de criar oportunidades variadas de interação entre jogadores. Estes são, portanto, peças chave deste jogo e aqui são introduzidos conceitos básicos em relação a eles.
Equipamentos bélicos na sociedade galeniana
Na Era Moderna, embora as cidades sejam relativamente seguras para o galeniano médio, a pressão causada pelos perigos citados na página anterior manteve as artes marciais e equipamentos bélicos fortemente presentes nos costumes, culturas e imaginário das pessoas. Nos centros urbanos, é comum que o cidadão comum carregue uma faca ou pequena pistola. Pistolas de bolso com detalhes ornamentais, assim como relógios e abotoadeiras, são artigos de luxo usados por muitos nobres, que ocasionalmente carregam também bengalas-espada. Quase todos os viajantes e habitantes de áreas rurais possuem armaduras leves, rifles e espingardas para lidar com as feras ou criminosos que eventualmente causam-lhes problemas. Armas mágicas são passadas de geração em geração como relíquias familiares. As coleções dos grandes lordes frequentemente têm como peça central, ao invés de uma pintura ou escultura, uma armadura, espada ou machado encantado e primorosamente adornado.
Devido ao desligamento de certos padrões da sociedade, às longas viagens que realizam e aos desafios que enfrentam, é comum para os aventureiros andarem pelas cidades com armamento pesado em suas mochilas ou bagagem, vestindo armaduras ou, no mínimo, roupas destoantes da moda local. Por isso, a menos que estejam propositalmente disfarçados, eles raramente deixam de chamar atenção por onde passam.
Para o cidadão comum, a presença de um grupo de indivíduos que se destaca da multidão geralmente significa más notícias, a menos que ele tenha bens ou serviços para lhes oferecer ou solicitar. Convém também aos aventureiros conhecer a legislação local referente ao porte de armas: algumas populações não julgam prudente permitir que forasteiros andem por suas ruas com armaduras hidráulicas e rifles antitanque. Estas restrições são indicadas na descrição de cada nação em 6. Galeno.
Armas, armaduras e dispositivos
Os combatentes em Galeno têm arsenais extremamente diversificados à sua disposição, tanto para o combate corpo a corpo quanto a distância. Muitas artes bélicas antigas mantiveram-se preservadas, em grande parte graças aos escolhidos e suas histórias heroicas. Aplicam-se métodos modernos na fabricação de armas milenares como espadas, arcos e lanças. As armas de fogo mais modernas e devastadoras, porém, são raras (e muitas vezes proibidas) fora do contexto militar.
Enquanto soldados, policiais e guardas são equipados de forma padronizada, caçadores, mercenários e aventureiros carregam o equipamento que julgam necessário em suas empreitadas, muitas vezes incluindo itens exóticos para destacarem-se dos demais e ostentar seu sucesso. Especialmente aos aventureiros, que enfrentam os mais diversos adversários nos mais diversos ambientes, convém carregar consigo um pequeno arsenal moldado por suas preferências pessoais, habilidades, poder aquisitivo e papel dentro do seu grupo.
Armaduras são vestimentas criadas para proteger o corpo do usuário durante atividades de risco. Este conceito abrange desde roupas grossas de linho com reforços de couro fervido, usadas por operários em indústrias particularmente perigosas e aventureiros iniciantes, até carapaças completas de aço, projetadas para defender super soldados de tiros de alto calibre, armas incendiárias e estilhaços de artilharia. Apesar de ocuparem uma das mãos do usuário, escudos oferecem um bom grau de defesa adicional, podendo ser usados como proteção ativa contra golpes, tiros e fogo.
Além de armas e armaduras, aventureiros também usam diversos dispositivos, ferramentas e engenhocas para ajudá-los em todo tipo de tarefa. Dentre estes dispositivos existem granadas, lançadores de gancho para escalada, mochilas propulsoras, trajes planadores, serras e furadeiras pneumáticas, canhões elétricos e muito mais. Quanto mais inteligente for um personagem, mais fácil será para ele utilizar estes itens em combate, podendo ter diversos deles “preparados” ao mesmo tempo.
Qualidade e marcas
Em Exylium, a qualidade de um equipamento é um índice que diz respeito aos materiais e técnicas usados em sua confecção, além do seu estado de conservação. Itens de uma mesma “espécie” podem ter níveis diferentes de qualidade, e isso influencia a eficiência, facilidade de uso e preço de cada um. Um revólver 10mm improvisado, por exemplo, que seria basicamente um cano de aço acrescido de um sistema de disparo rudimentar, é muito difícil de se usar eficientemente, tem boas chances de simplesmente se desfazer depois de cada tiro e não vale absolutamente nada no sentido monetário. Já no lado oposto do espectro da qualidade, um revólver 10mm lendário é, mesmo sem qualquer encantamento, extremamente eficiente, preciso, confortável, resistente e ornamental. Sua confecção, porém, exige materiais escassos, técnicas literalmente secretas e ferramentas de alta precisão, elevando seu valor de mercado a níveis absurdos.
Leva-se em conta também que, na Era Moderna, armas e armaduras são produzidas por diversas marcas de origens geográficas e focos de mercado diferentes. Algumas deles são focadas no mercado civil, outras no mercado militar, outras na caça de monstros, outras em artigos de luxo, etc. Certas marcas têm presença internacional, outras são limitadas a apenas uma região. Isso significa que itens de uma mesma espécie e nível de qualidade podem ser relacionados a regiões diferentes do mundo e ter grandes diferenças estéticas, e equipamentos comuns em certos lugares podem ser considerados exóticos em outros. As sedes, fábricas e lojas destas marcas são presentes no mundo do jogo e são listadas em 6. Galeno.
Itens mágicos
Os Itens mágicos são equipamentos especiais cujos atributos são melhorados por gemas encantadas anexadas a suas estruturas. Eles não se limitam apenas a armas e armaduras, existindo também ferramentas de exploração, veículos, equipamentos profissionais e até mesmo maquinário industrial mágicos.
Na era moderna, graças à magifatura, itens mágicos básicos se tornaram relativamente acessíveis. Já os itens com encantamentos mais poderosos e complexos podem atingir preços exorbitantes, uma vez que exigem gemas raras e artesãos mágicos altamente experientes para serem criados.
Via de regra, aventureiros iniciantes tem acesso muito limitado a equipamentos encantados, visto que até mesmo os itens mundanos de boa qualidade poderão estar além do seu poder aquisitivo. Com o avanço das suas carreiras, porém, eles tendem a encontrar e se tornar capazes de comprar equipamentos mágicos cada vez mais poderosos.