Galeno pode ser um lugar incrivelmente perigoso, especialmente para aventureiros. A grande diversidade de criaturas mortíferas e combatentes deste mundo, com uma multiplicidade de habilidades, equipamentos, táticas, temperamentos e lealdades, possibilita uma variedade incrível de situações de conflito, apelidadas de encontros, para serem solucionadas pelos jogadores. Estes encontros, que podem ou não escalar para combates de fato, podem surgir em qualquer ambiente: becos, bares, ruas, prédios, estradas, matas, cavernas, montanhas, lagos e até mesmo nos céus.
São chamados de combatentes quaisquer galenianos capazes de antagonizar os personagens dos jogadores de forma violenta. Esta classificação inclui desde um fazendeiro enfurecido com o roubo de uma de suas galinhas até os aventureiros mais poderosos do mundo. Os combatentes, via de regra, têm o mesmo senso de autopreservação e capacidade de formular estratégias que os personagens dos jogadores. Eles são os mais imprevisíveis dos oponentes, pois são capazes de mentir, emboscar, preparar armadilhas e usar recursos do ambiente contra seus inimigos.
“Monstro” diz respeito a criaturas excepcionalmente perigosas, cujos objetivos parecem ser poucos além de garantir a continuidade da própria espécie e destruir tudo que tenha relação com os galenianos. Muitos monstros são animais altamente agressivos e indomáveis, subespécies criadas em antigos experimentos mágicos. Outros têm origens mais misteriosas, dando margem a infindáveis especulações por parte dos pensadores deste mundo.
Diferenciando-se das feras comuns, os monstros são perfeitamente capazes de atacar pessoas sem estarem famintos e sem se sentirem ameaçados, e não se intimidam com sons, luzes ou com o tamanho do grupo a ser atacado. Eles podem ter carapaças resistentes a balas, visão infravermelha, tamanhos descomunais, habilidades mágicas ativadas instintivamente, dentre outras vantagens. Os monstros são o maior pesadelo de caçadores, fazendeiros e trabalhadores de industrias, estruturas pelas quais algumas espécies parecem ter o mais puro ódio.
Invocados são seres de animação temporária, divididos entre golens e nécros. Eles são compostos de um corpo físico unido por um invocador a uma alma disposta. Eles podem teoricamente ser encontrados em qualquer lugar, mas somente conjuradores especializados são capazes de criá-los e eles geralmente têm poucos minutos de “vida”. Invocados também são usados como sentinelas, através de gemas especialmente encantadas que são anexadas ao corpo físico, realizando a invocação por conta própria quando os fatores definidos pelo encantador se tornam presentes.
Os nécros, que utilizam corpos orgânicos, podem variar de pequenos animais mumificados até grandes árvores ambulantes. Já os golens, que utilizam corpos minerais, vão desde pequenos constructos de terra e pedra até gigantes de aço. Existem também histórias de seres de outros mundos capazes de se “auto invocar” em Galeno, algo que teoriza-se ser possível, mas que exigiria um poder extraordinário.
Nas aventuras de Exylium, é comum que o perigo persiga os aventureiros onde quer que eles vão. Toda cidade tem regiões perigosas. Viajantes desavisados podem ser abordados por ladrões, ter que lidar com um policial desonesto ou envolverem-se acidentalmente nos negócios de uma gangue local. Aventureiros que participam de tramas urbanas envolvendo nobres, organizações influentes ou milícias podem ter que enfrentar guarda-costas, soldados e mercenários poderosos.
As estradas também têm seus perigos, principalmente nos trechos mais afastados das cidades. A região pela qual uma estrada passa pode ser o lar ou área de caça de um monstro ou bando de feras. Além disso, gangues podem se instalar na proximidade de uma estrada para roubar carregamentos valiosos. Os céus e as águas, entretanto, não são muito mais seguros, graças aos monstros aquáticos, piratas aéreos, embarcações militares inimigas, dentre outros perigos.
Lugares abandonados, como minas esgotadas, cidades fantasmas e prédios em ruínas podem abrigar ameaças elusivas. Estas podem ser as mesmas criaturas que há anos expulsaram os ocupantes originais, golens esquecidos pelo tempo, prestes a serem reativados por intrusos desavisados, ou seitas sombrias, prontas para realizar seu próximo ritual macabro.
No contexto do combate, cabe aos jogadores conhecer as melhores estratégias para seu grupo de personagens e prepará-los para qualquer surpresa, assim como cabe ao mestre o preparo de desafios variados, justos e divertidos. As criaturas e combatentes de Exylium são listadas e detalhadas em 8. Bestiário, e sugestões para a formulação de encontros podem ser encontradas em 10.11. Elaboração de aventuras.