Pular para o conteúdo
[headershortcode]

1.6. As linhagens galenianas

Galeno é habitado por cinco espécies inteligentes, apelidadas de linhagens, cujos membros são chamados de “galenianos”. Embora as cinco linhagens sejam incapazes de se miscigenar biologicamente, cada uma delas tem diversas etnias espalhadas pelo mundo. Nas terras de origem de cada uma delas, ainda pode-se encontrar vilarejos habitados por uma só linhagem. Já nos centros urbanos, o mais comum é que se “encontre de tudo”. As diferentes linhagens, porém, tendem a se agrupar em bairros relativamente homogêneos, que acabam desenvolvendo características facilmente reconhecíveis. Algo semelhante pode ser observado nos diferentes setores profissionais destas cidades, permitindo uma delineação de ofícios comuns para cada linhagem.

Os jogadores podem criar seus personagens como membros de qualquer uma destas linhagens. A linhagem escolhida sugere como seriam seus traços de personalidade, suas características físicas e sua bagagem cultural. O personagem pode, entretanto, desviar-se dessas normas como o jogador quiser, desde que dentro dos limites do cenário, das regras e das estipulações do mestre. Em outras palavras, criar um personagem “estranho” para sua linhagem é perfeitamente legítimo e não gera desvantagens numéricas, mas o jogador provavelmente não terá permissão para definir que, no nível 1, seu personagem tem super força e que sua pele brilha no escuro.

Não existem humanos em Galeno, mas eles são citados neste manual como referência para facilitar a compreensão das características das linhagens galenianas. Todas elas são anatômica e metabolicamente similares aos humanos e entre si. Os membros das cinco linhagens têm em média as mesmas necessidades de sono, nutrição e hidratação. Fármacos, doenças e toxinas os afetam de formas muito semelhantes. 

As linhagens galenianas são:

Amalíricos

Amalíricos  têm cabelos negros, olhos de íris amarelada e esclera negra, pele acinzentada e queixo proeminente. Muitas de suas feições, incluindo orelhas, nariz e mandíbula, têm formato quadrado. Apesar de serem mais altos que humanos, sua musculatura é em média menos robusta.

Uma amalírica.

Curiosos por natureza em relação às forças invisíveis do universo, os amarílicos são protagonistas no desenvolvimento dos equipamentos elétricos, incluindo máquinas, veículos e armas. Também tiveram papel essencial na evolução das armas de fogo e veículos aéreos.

Também por conta desta curiosidade, boa parte dos conjuradores eruditos encontrados em Galeno é amalírica, tendendo a se especializar no estudo teórico da magia e na sua interação com objetos mundanos. Consequentemente, muitos dos encantadores, conhecedores de artefatos mágicos e especialistas em joias raras são membros desta linhagem .

Cidades e bairros de maioria amalírica costumam ter arquitetura brutalista e são perceptivelmente mais silenciosos e organizados que os demais, muitos os descrevendo como “sem vida”.

Os membros desta linhagem têm fama de serem analíticos, apáticos, cooperativos, coletivistas, curiosos e enfadonhos.

Os nomes amalíricos costumam lembrar nomes de origem germânica ou francesa. Alguns exemplos masculinos são: exemplo, exemplo e exemplo. Alguns exemplos femininos são: exemplo, exemplo e exemplo. Alguns exemplos de sobrenomes amalíricos são: exemplo, exemplo e exemplo.

Heliódoros

Heliódoros têm pele escura, grossa e avermelhada e seus olhos são escuros e adaptados à luz intensa e contínua. Eles quase não têm pelos em seus corpos, cabeças e faces e são mais corpulentos que humanos, apesar de ter estatura menor.

Um heliódoro.

Energéticos e competitivos, os heliódoros são conhecidos por sua determinação, estratégia e disciplina tanto em combate quanto nos negócios. As antigas caravanas de mercenários e comerciantes heliódoros, hoje muito mais raras, ainda fazem parte do imaginário popular. 

A tradição mágica desta linhagem, em contrapartida, tem um caráter menos ordenado que a das demais. Feiticeiros heliódoros costumam enxergar a magia de forma mais pessoal e subjetiva, por vezes como uma forma de arte.

Cidades e bairros de maioria heliódora costumam ter muitos mercados ao ar livre e festivais diurnos. Seus lares são geralmente espaçosos e acolhedores.

Os membros desta linhagem têm fama de serem competitivos, destemidos, despreocupados, energéticos, extrovertidos e viajadores.

Os nomes amalíricos costumam lembrar nomes de origem germânica ou francesa. Alguns exemplos masculinos são: exemplo, exemplo e exemplo. Alguns exemplos femininos são: exemplo, exemplo e exemplo. Alguns exemplos de sobrenomes amalíricos são: exemplo, exemplo e exemplo.

Partênios

Partênios têm pele lisa e de coloração azulada, seus olhos têm esclera esverdeada e seus cabelos são lisos ou ondulados, vermelhos ou alaranjados. Seus narizes são muito pequenos, com narinas diagonais estreitas, e as pontas de suas orelhas se alongam para os lados. Eles são ligeiramente mais altos que humanos, têm corpos mais esguios e seus dentes são mais longos e pontiagudos. As mulheres partênias têm, em média, estatura e força física maiores que as das suas contrapartes masculinas.

Uma partênia.

Eles costumam passar a menor quantidade de tempo possível sob o sol e é comum vê-los usando sombrinhas quando andam nas ruas durante o dia.

Esta linhagem é conhecida desde os tempos antigos por seu interesse e dedicação às tecnologias mecânicas, mantendo-se à frente dos demais na invenção de diversos tipos de aparatos, armas e armaduras. São regularmente responsáveis pelo projeto e manutenção de estruturas hidráulicas e veículos em geral, e costumam defender o uso de máquinas a vapor sempre que possível.

Partênios têm uma forte tradição xamanística e, portanto, capacidade e controle exemplares são geralmente esperados de seus feiticeiros. Na Era Moderna, essa tradição facilitou a formação de diversas seitas que praticam a magia de formas hoje pouco ortodoxas.

Em cidades e bairros de maioria partênia, os habitantes costumam morar, trabalhar e fazer suas compras diárias em complexos prediais. Estes complexos podem também ser subterrâneos, principalmente em regiões frias. Em regiões isoladas e pequenas vilas, alguns partênios fazem de pequenas cavernas seus casas, organizando e decorando seus interiores como qualquer outro lar.

Os membros desta linhagem têm fama de serem enigmáticos, especialistas, focados, insistentes, introvertidos e receosos.

Sunonianos

Sunonianos têm pele áspera e de tonalidade bege, e seus pelos são grossos, lisos e alaranjados. Eles têm porte físico muito semelhante ao dos humanos, mas seus rostos, mãos, pés e dedos têm proporções mais simiescas. Ambos os homens e mulheres desta linhagem costumam ter cabelos longos, alguns deles deixando-os crescer até os joelhos ou além.

Um sunoniano.

Nas guerras antigas, a habilidade dos arqueiros e mutoginetes sunonianos era lendária. Na Era Moderna, é comum que caçadores e combatentes desta linhagem utilizem arcos compostos repetidores, unindo sua tradição à tecnologia mecânica atual. Montar monstros em batalha tornou-se muito raro, mas alguns aventureiros sunonianos ocasionalmente ainda o fazem.

Fortemente inclinados ao estudo da biologia, sempre foram sunonianos os mais sábios e habilidosos médicos, cirurgiões e biomantes (conjuradores capazes de transformar estruturas orgânicas). Como consequência deste último, também foram eles os maiores criadores de superfauna e monstros de combate.

Sunonianos costumam sentir-se especialmente conectados às florestas e bosques. Por isso, cidades e bairros onde são maioria costumam ter muitas estruturas de madeira e pedra, árvores, jardins e uma variedade notável de animais urbanos.

Os membros desta linhagem têm fama de serem atentos, durões, empáticos, individualistas, sagazes e xucros.

Temâncios

Temâncios têm pele escura e esverdeada, cabelos crespos e dois pequenos chifres acima dos olhos. Eles têm estatura ligeiramente menor que a dos humanos e seus narizes, orelhas e dedos são mais longos.

Um temâncio.

Além de destacarem-se nas áreas da arquitetura e da música, muitas revoluções filosóficas são creditadas a pensadores temâncios. Sem estas reformas, a convivência e o diálogo entre as linhagens e nações galenianas seria muito mais precário.

São também desta linhagem alguns dos mais importantes químicos da história, creditando-se então aos temâncios grande parte das descobertas nas áreas farmacológica e de combustíveis, dentre muitas outras.

No campo do misticismo, eles tendem ao estudo da magia erudita. Porém, diferentemente dos amalíricos, que costumam preferir a teoria desta ciência, os temâncios costumam enfatizar seus componentes práticos. Por conta disso, muitos dos magos mais poderosos em Galeno são membros desta linhagem.

Cidades e bairros de maioria temância costumam ter arquitetura moderna e pomposa, com muitos restaurantes e teatros.

Os membros desta linhagem têm fama de serem articulados, artísticos, cultos, egocêntricos, sentimentais e tribais.

Ilustrações: Amalírica, Heliódoro, Partênia, Sunoniano e Temâncio por Daniella Salamão.