Em uma sessão de Exylium, os jogadores e o mestre se juntam (em pessoa ou pela internet) para criarem uma história. Essa história se desenvolve através de um ciclo que se repete indefinidamente: o mestre apresenta o cenário no qual os personagens se encontram, os jogadores descrevem as ações de seus respectivos personagens, o mestre julga as ações, apresenta suas consequências (quando necessário) e o ciclo se reinicia. A duração de cada sessão de jogo dependerá apenas da disponibilidade dos participantes e do material preparado pelo mestre. Isso pode se traduzir em poucas horas ou um dia inteiro.
As regras descritas neste manual impõem limites que consolidam o mundo do jogo e nivelam as expectativas dos jogadores. Isso significa que, conhecendo as regras, os jogadores podem “falar a mesma língua”, interpretando seus personagens, tomando decisões, correndo riscos e conquistando recompensas em conjunto.
A variedade de escolhas e ações dos personagens não se limitam àquelas citadas no manual, as regras apenas indicam suas chances de sucesso. Sendo este um jogo narrativo, os jogadores podem decidir e anunciar a qualquer momento (de forma organizada pelo mestre) como seus personagens irão agir e reagir perante cada cenário apresentado. Para ações e eventos com diversos possíveis resultados, o mestre decide qual este será e o apresenta, usando ou não dados, regras e fórmulas.
Durante cada sessão, existem momentos sociais em que os jogadores podem colocar temporariamente as regras e números de lado e apenas interagir entre si através dos personagens, como um teatro verbal improvisado. Estes momentos podem ser usados, por exemplo, para se discutir estratégias para uma aventura, decidir como será feita a repartição de um tesouro encontrado pelo grupo ou simplesmente para que os jogadores conheçam melhor os personagens uns dos outros. Embora essenciais, as regras, dados e tabelas tem maior importância durante o preenchimento das Fichas de personagem e quando uma interação entre personagens ou entre um personagem e o ambiente não tem resultado suficientemente previsível, ou seja, ela envolve riscos, conflitos de interesse ou violência.
Os personagens dos jogadores e muitos dos personagens do mestre têm uma Ficha de personagem, onde são inscritas uma variedade de características, habilidades, posses e valores numéricos que serão usados durante o jogo. Essas fichas ficam com seus respectivos jogadores durante a sessão para serem preenchidas, consultadas e modificadas sempre que necessário.
Porém, nem todo personagem e acontecimento no jogo precisa ser previamente trabalhado. A improvisação é um componente importante do RPG e nenhum mestre é capaz de prever todas as ideias e escolhas dos jogadores. Se o personagem de um jogador escolhe, por exemplo, abordar um transeunte em uma cidade, este transeunte se torna um PdM, mesmo que por poucos segundos. O mestre define suas características relevantes à situação e como ele irá se relacionar com o PdJ. Inicia-se então um diálogo entre o jogador e o mestre através de seus respectivos personagens.
Dados de 6 e de 20 faces (d6 e d20) são usados para adicionar componentes aleatórios ao jogo. Sendo assim, os jogadores não têm certeza absoluta do resultado das ações de seus personagens antes que elas sejam realizadas. Os resultados dos dados são usados, junto a valores nas Fichas dos personagens, em fórmulas presentes no manual. Existe uma fórmula, por exemplo, para quando um personagem tenta acertar um golpe em um oponente, outra para se escalar um muro alto, outra para se estimar o valor de uma joia encontrada, dentre várias outras. Julgados pelo mestre, os resultados finais indicam o quão bem sucedidas são as ações dos personagens.
Para uma sessão de Exylium nos moldes clássicos do “RPG de mesa” são necessários:
- Um mestre e um ou mais jogadores. Cada mestre tem um limite pessoal de jogadores para os quais consegue administrar satisfatoriamente uma sessão. Para iniciantes, a fim de se ter um bom equilíbrio entre o potencial de interação entre jogadores e a facilidade de gestão pelo mestre, recomendamos que o grupo tenha quatro ou cinco pessoas (um mestre e três ou quatro jogadores).
- Uma ou mais formas de acesso a este manual. Jogadores iniciantes costumam consultar as regras com frequência, enquanto o mestre deve ter acesso rápido a tabelas e fórmulas. Este manual, por ser disponibilizado em um site comum, pode ser consultado através de computadores, tablets e smartphones.
- Conjunto de dados. Os dados usados em Exylium são o d20 (vinte lados) e o d6 (seis lados). O jogo é possível com apenas um de cada, mas é recomendado que cada jogador tenha três ou mais d20 e oito ou mais d6. Um par de d10 (dez lados) pode ser usado para se obter porcentagens aleatoriamente, mas isso é apenas uma ferramenta opcional para ajudar o mestre a tomar algumas decisões durante o jogo. O uso dos dados em Exylium é detalhado em 3.3. Dados, rolagens e testes, e a ferramenta Rolador de dados deste site pode ser usada para se rolar dados virtualmente. Existem ferramentas de rolagem de dados exteriores a este site que permitem que todos os jogadores conectados vejam os resultados obtidos.
- Fichas de personagem para serem preenchidas, consultadas e modificadas durante o jogo. Estas fichas são encontradas em Ficha de personagem.
- Matriz tática (tabuleiro) com marcadores para personagens, paredes, obstáculos, objetos e ações planejadas. O uso da matriz é explicada em 4.14 Matriz tática. Existem ferramentas exteriores a este site que criam um tabuleiro virtual compartilhado para os jogadores conectados. Apesar de permitir exploração e combate detalhados e estratégicos, muitos mestres e jogadores preferem não usar um tabuleiro durante o jogo. Isto é discutido em 9.3. Sugestões mestres.