Na pág. 4 da ficha, existem campos para se inscrever os ofícios do personagem, os Níveis destes ofícios e os Bônus para as proficiências. Proficiências são conhecimentos especializados que o personagem adquire durante a vida. O jogador não as escolhe diretamente, ele seleciona ofícios, que funcionam como pacotes de proficiências.
Proficiências
As proficiências proporcionam bônus em testes de habilidade e possibilitam ações especiais, como a criação de itens. Ao se adquirir um ofício, o Bônus para cada proficiência listada em sua descrição aumenta em 2.
Exemplo:
Se um personagem tem os ofícios Comerciante (nível 1) e Político (nível 1), ele tem bônus 4 em Interpessoalidade, pois ambos os ofícios têm esta proficiência listada em suas descrições. O preenchimento da ficha deste personagem nesta seção seria:
As proficiências e seus bônus são:
Proficiências
Proficiências | Bônus em |
---|---|
Proficiências | Bônus em |
Acrobacia | Acrobacia, em quaisquer testes deste atributo. |
Alfaiataria | Manufatura, em testes de criação e manutenção de roupas e armaduras de pano e couro. |
Armaria | Manufatura, em testes de criação e manutenção de armas de fogo. |
Arte | Manufatura, em testes de criação de peças de arte de um tipo específico: Escultura ou Desenho e pintura. |
Camuflagem | Furtividade, em testes de camuflagem e movimento silencioso. |
Carpintaria | Manufatura, em testes de criação e manutenção de itens de madeira, pedra e outros substratos naturais. |
Cartografia | Sabedoria, em testes de localização e criação de mapas. |
Comércio | Carisma, para realizar testes de negociação comercial. Estabilidade, contra testes de negociação comercial. |
Conhecimento | Sabedoria, em testes de conhecimento em relação a uma área específica: Alimentos, Animais, Armas brancas, Armas de fogo, Armaduras, Arquitetura e edificações, Arte, Artefatos e magia, Cavernas e calabouços, Cidades e vida urbana, Corpos d'água e submersão, Estradas e campos abertos, Joias, Lei e crime, Madeira e carpintaria, Máquinas e veículos, Metais e minerais, Moedas e economia, Plantas e áreas arbóreas, Química e farmácia, Regiões áridas, ou Vestimenta e moda. |
Culinária | Sabedoria, em testes de culinária. Pode ser usado para melhorar a moral dos aliados. |
Elétrica | Manufatura, em testes de criação e manutenção de dispositivos elétricos. |
Ferraria | Manufatura, em testes de criação e manutenção de armas brancas e armaduras de metal. |
Força Bruta | Força Bruta, em quaisquer testes deste atributo. |
Interpessoalidade | Carisma, para realizar testes de diplomacia e blefe. Estabilidade, contra testes de diplomacia e blefe. Pode ser usado para melhorar a moral dos aliados. |
Joalheria | Manufatura, em testes de criação e manutenção de joias e objetos miúdos. |
Magifatura | Magia, em testes de criação e manutenção de itens mágicos. |
Mecânica | Manufatura, em testes de criação e manutenção de dispositivos mecânicos e máquinas grandes. |
Medicina | Sabedoria, em testes de cura e anatomia. |
Percepção | Aptidão ou Sabedoria, em testes de visão, audição e oufato. |
Performance | Carisma, em testes de performance de um tipo específico: Atuação, Dança ou Música. Pode ser usado para melhorar a moral dos aliados. |
Pilotagem Aérea | Pilotagem, para manobras com veículos aéreos. |
Pilotagem Aquática | Pilotagem, para manobras com veículos aquáticos. |
Pilotagem Terrena | Pilotagem, para manobras com veículos terrenos. |
Prestidigitação | Furtividade, em testes de truques manuais, como roubo e enganação. |
Zootécnica | Carisma, em testes de pacificação e dominação de animais. Pilotagem, para manobras com montarias vivas. |
As Proficiências de Conhecimento não ajudam o personagem a realizar tarefas práticas. Por exemplo, o Conhecimento (Armas de fogo) irá ajudar um personagem a identificar um rifle e suas características, mas não irá facilitar o conserto de um rifle danificado.
Ofícios
Ofícios são ocupações com as quais o personagem tem contato, estuda e treina em primeiro ou segundo plano. Eles funcionam como conjuntos de proficiências.
O personagem tem um ofício no nível 1 e mais um a cada nível múltiplo de 5 (5, 10, 15, etc.). Ele também tem um ofício extra para cada 10 pontos no valor total de Sabedoria (atributo secundário), ignorando qualquer bônus ao atributo.
Nos níveis múltiplos de 15 (15, 30, etc.), ao invés de escolher um novo Ofício ou Sub-Ofício, o personagem pode se especializar em um que já possui, aumentando seu nível e recebendo novamente seus benefícios. Isso pode ser feito até três vezes em cada Ofício ou Sub-Ofício (especialista, super-especialista e ultra-especialista).
Sub-Ofícios só podem ser escolhidos se o personagem já possuir seu respectivo Ofício, mas um Sub-Ofício pode ter um nível maior que seu Ofício. Por exemplo, um personagem precisa ter o Ofício de Ferreiro antes de escolher o de Ferreiro Avançado. Porém, depois disso, ele pode ter nível 1 em Ferreiro e nível 3 em Ferreiro Avançado.
Na ficha existem espaços para os ofícios e seus níveis, as proficiências e os bônus (nível da Proficiência) que irão proporcionar. A tabela abaixo apresenta os ofícios e sub-ofícios:
Ofícios
Ofícios | Proficiências | Sal. Diário (Coroas Imp.) |
---|---|---|
Ofícios | Proficiências | Sal. Diário (Coroas Imp.) |
Alfaiate | Alfaiataria, Conhecimento (vestimenta e moda). | 3,00 |
Armeiro | Armeria, Conhecimento (armas de fogo). | 3,00 |
Arquiteto | Cartografia, Conhecimento (arquitetura e edificações, cidades e vida urbana), Percepção. | 4,00 |
Artífice Arcano | Conhecimento (artefatos e magia), Magifatura. Requisito: 2 Pontos em Magia. | 5,00 |
Artista | Arte (uma área específica), Conhecimento (arte, cidades e vida urbana), Percepção. | 2,00 |
Aventureiro | Conhecimento (estradas e campos abertos), Percepção, Força Bruta. | 1,00 |
Aviador | Percepção, Pilotagem Aérea. | 3,00 |
Comerciante | Comércio, Conhecimento (moedas e economia), Interpessoalidade. | 4,00 |
Carpinteiro | Conhecimento (madeira e carpintaria, plantas e áreas arbóreas), Carpintaria. | 3,00 |
Cartógrafo | Conhecimento (cidades e vida urbana, estradas e campos abertos, geografia, plantas e áreas arbóreas), Cartografia. | 3,00 |
Caçador | Camuflagem, Conhecimento (animais, plantas e áreas arbóreas), Zootécnica. | 2,00 |
Cozinheiro | Conhecimento (alimentos, química e farmácia), Culinária. | 3,00 |
Eletricista | Conhecimento (máquinas e veículos), Elétrica. | 4,00 |
Fazendeiro | Conhecimento (animais, estradas e campos abertos, corpos d’água e submersão, plantas e áreas arbóreas), Força Bruta. | 2,00 |
Ferreiro | Conhecimento (armaduras, armas brancas, metais e minerais), Ferraria. | 3,00 |
Garimpeiro | Conhecimento (cavernas e calabouços, metais e minerais), Percepção. | 2,00 |
Guarda de Caravanas | Conhecimento (armas brancas, armas de fogo, estradas e campos abertos), Percepção. | 3,00 |
Joalheiro | Conhecimento (joias, metais e minerais), Joalheria. | 3,00 |
Malandro | Acrobacia, Conhecimento (cidades e vida urbana, lei e crime), Prestidigitação. | 2,00 |
Marinheiro | Conhecimento (corpos d’água e submersão), Pilotagem Aquática, Força Bruta. | 2,00 |
Mecânico | Conhecimento (máquinas e veículos), Mecânica. | 4,00 |
Médico | Conhecimento (química e farmácia), Medicina, Percepção. | 4,00 |
Mercenário | Conhecimento (armas brancas, armas de fogo, campos abertos), Percepção. | 3,00 |
Místico | Conhecimento (artefatos e magia), Interpessoalidade. Requisito: 2 Pontos em Magia. | 3,00 |
Motorista | Conhecimento (cidades e vida urbana, estradas e campos abertos), Percepção, Pilotagem Terrestre. | 2,00 |
Patrulheiro Silvestre | Conhecimento (armas brancas, corpos d’água e submersão, plantas e áreas arbóreas), Percepção. | 2,00 |
Performista | Conhecimento (arte), Percepção, Performance (atuação, dança ou música). | 2,00 |
Pescador | Camuflagem, Conhecimento (animais, corpos d’água e submersão), Zootécnica. | 2,00 |
Pesquisador | Conhecimento (quatro áreas específicas). | 3,00 |
Policial | Conhecimento (armas brancas, cidades e vida urbana, lei e crime), Percepção. | 2,00 |
Político | Conhecimento (cidades e vida urbana, moedas e economia), Interpessoalidade. | 3,00 |
Soldado | Conhecimento (armas brancas, armas de fogo, campos abertos), Percepção. | 3,00 |
Ofícios e sub-ofícios
Ofícios | Proficiências | Sal. Diário (Coroas Imp.) |
---|---|---|
Ofícios | Proficiências | Sal. Diário (Coroas Imp.) |
Alfaiate | Alfaiataria, Conhecimento (vestimenta e moda). | 3,00 |
Estilista | Alfaiataria, Conhecimento (cidades e vida urbana, vestimenta e moda, moedas e economia). | 5,00 |
Armeiro | Armeria, Conhecimento (armas de fogo). | 3,00 |
Armeiro Chefe | Armeria, Conhecimento (armas de fogo, metais e minerais). | 5,00 |
Arquiteto | Cartografia, Conhecimento (arquitetura e edificações, cidades e vida urbana), Percepção. | 4,00 |
Arquiteto Chefe | Cartografia, Conhecimento (arquitetura e edificações, cidades e vida urbana, geografia), Percepção. | 6,00 |
Artífice Arcano | Conhecimento (artefatos e magia), Magifatura. Requisito: 2 Pontos em Magia. | 5,00 |
Armeiro Arcano | Armeria, Conhecimento (armas de fogo, artefatos e magia), Magifatura. | 7,00 |
Ferreiro Arcano | Conhecimento (armaduras, armas brancas, artefatos e magia), Ferraria, Magifatura. | 7,00 |
Joalheiro Arcano | Conhecimento (artefatos e magia, joias), Joalheria, Magifatura. | 7,00 |
Artista | Arte (uma área específica), Conhecimento (arte, cidades e vida urbana), Percepção. | 2,00 |
Artista Célebre | Arte (uma área específica), Conhecimento (arte, moedas e economia), Interpessoalidade. | 4,00 |
Falsificador | Arte (uma área específica), Conhecimento (arte, lei e crime, moedas e economia), Percepção. | 4,00 |
Aventureiro | Conhecimento (estradas e campos abertos), Percepção, Força Bruta. | 1,00 |
Desafiador | Acrobacia, Percepção, Força Bruta. | 2,00 |
Desbravador | Cartografia, Conhecimento (estradas e campos abertos), Percepção, Força Bruta. | 2,00 |
Selvagem | Carpintaria, Conhecimento (plantas e áreas arbóreas), Percepção, Força Bruta. | 2,00 |
Aviador | Percepção, Pilotagem Aérea. | 3,00 |
Combatente Aéreo | Conhecimento (armas brancas, armas de fogo), Pilotagem Aérea, Percepção. | 5,00 |
Navegador dos Céus | Cartografia, Pilotagem Aérea, Percepção. | 5,00 |
Pirata dos Céus | Acrobacia, Conhecimento (armas brancas, armas de fogo, lei e crime), Pilotagem Aérea. | 5,00 |
Comerciante | Comércio, Conhecimento (moedas e economia), Interpessoalidade. | 4,00 |
Contrabandista | Comércio, Conhecimento (armas brancas, armas de fogo, joias, moedas e economia, química e farmácia). | 6,00 |
Mercador Bélico | Comércio, Conhecimento (armaduras, armas brancas, armas de fogo, moedas e economia). | 6,00 |
Mercador de Bens | Comércio, Conhecimento (alimentos, madeira e carpintaria, joias, metais e minerais, moedas e economia). | 6,00 |
Mercador Viajante | Cartografia, Comércio, Conhecimento (estradas e campos abertos, moedas e economia). | 6,00 |
Carpinteiro | Conhecimento (madeira e carpintaria, plantas e áreas arbóreas), Carpintaria. | 3,00 |
Mestre Carpinteiro | Conhecimento (madeira e carpintaria, moedas e economia, plantas e áreas arbóreas), Carpintaria. | 5,00 |
Cartógrafo | Conhecimento (cidades e vida urbana, estradas e campos abertos, geografia, plantas e áreas arbóreas), Cartografia. | 3,00 |
Mestre Cartógrafo | Conhecimento (cidades e vida urbana, estradas e campos abertos, geografia, plantas e áreas arbóreas), Cartografia. | 5,00 |
Caçador | Camuflagem, Conhecimento (animais, plantas e áreas arbóreas), Zootécnica. | 2,00 |
Domador | Conhecimento (animais, plantas e áreas arbóreas), Interpessoalidade, Zootécnica. | 4,00 |
Cozinheiro | Conhecimento (alimentos, química e farmácia), Culinária. | 3,00 |
Chef | Conhecimento (alimentos, química e farmácia), Culinária, Interpessoalidade. | 5,00 |
Eletricista | Conhecimento (máquinas e veículos), Elétrica. | 4,00 |
Engenheiro Eletricista | Conhecimento (máquinas e veículos, metais e minerais), Elétrica, Percepção. | 6,00 |
Fazendeiro | Conhecimento (animais, estradas e campos abertos, corpos d’água e submersão, plantas e áreas arbóreas), Força Bruta. | 2,00 |
Agropecuário | Comércio, Conhecimento (animais, estradas e campos abertos, corpos d’água e submersão, plantas e áreas arbóreas). | 4,00 |
Ferreiro | Conhecimento (armaduras, armas brancas, metais e minerais), Ferraria. | 3,00 |
Mestre Ferreiro | Comércio, Conhecimento (armaduras, armas brancas, metais e minerais), Ferraria. | 5,00 |
Garimpeiro | Conhecimento (cavernas e calabouços, metais e minerais), Percepção. | 2,00 |
Minerador Veterano | Conhecimento (cavernas e calabouços, metais e minerais), Força Bruta, Percepção. | 4,00 |
Supervisor de Minas | Conhecimento (cavernas e calabouços, moedas e economia), Interpessoalidade. | 4,00 |
Guarda de Caravanas | Conhecimento (armas brancas, armas de fogo, estradas e campos abertos), Percepção. | 3,00 |
Guardião da Estrada | Conhecimento (armas brancas, armas de fogo, estradas e campos abertos), Força Bruta. | 5,00 |
Vigilante da Estrada | Acrobacia, Conhecimento (armas brancas, armas de fogo, estradas e campos abertos). | 5,00 |
Joalheiro | Conhecimento (joias, metais e minerais), Joalheria. | 3,00 |
Mestre Joalheiro | Conhecimento (joias, metais e minerais, moedas e economia), Joalheria. | 5,00 |
Malandro | Acrobacia, Conhecimento (cidades e vida urbana, lei e crime), Prestidigitação. | 2,00 |
Assassino | Camuflagem, Conhecimento (armas brancas, armas de fogo, química e farmácia), Percepção. | 4,00 |
Ladino | Acrobacia, Camuflagem, Conhecimento (cidades e vida urbana, lei e crime), Prestidigitação. | 4,00 |
Rufião | Camuflagem, Conhecimento (áreas urbanas, armas brancas, lei e crime), Força Bruta. | 4,00 |
Vigarista | Comércio, Conhecimento (cidades e vida urbana, lei e crime, moedas e economia), Interpessoalidade. | 4,00 |
Marinheiro | Conhecimento (corpos d’água e submersão), Pilotagem Aquática, Força Bruta. | 2,00 |
Combatente Naval | Conhecimento (armas brancas, armas de fogo, corpos d’água e submersão), Percepção, Pilotagem Aquática. | 4,00 |
Navegador dos Mares | Cartografia, Conhecimento (corpos d’água e submersão), Percepção, Pilotagem Aquática. | 4,00 |
Pirata dos Mares | Acrobacia, Conhecimento (armas brancas, armas de fogo, lei e crime), Pilotagem Aquática. | 4,00 |
Mecânico | Conhecimento (máquinas e veículos), Mecânica. | 4,00 |
Engenheiro Mecânico | Conhecimento (máquinas e veículos, metais e minerais), Mecânica, Percepção. | 6,00 |
Médico | Conhecimento (química e farmácia), Medicina, Percepção. | 4,00 |
Cirurgião | Conhecimento (armas brancas, armas de fogo, química e farmácia), Medicina, Percepção. | 6,00 |
Veterinário | Conhecimento (animais, química e farmácia), Medicina, Zootécnica. | 6,00 |
Mercenário | Conhecimento (armas brancas, armas de fogo, campos abertos), Percepção. | 3,00 |
Mercenário Veterano | Conhecimento (armas brancas, armas de fogo, campos abertos), Percepção. | 5,00 |
Místico | Conhecimento (artefatos e magia), Interpessoalidade. Requisito: 2 Pontos em Magia. | 3,00 |
Curandeiro | Conhecimento (artefatos e magia), Interpessoalidade, Medicina. | 5,00 |
Druida | Conhecimento (animais, artefatos e magia, plantas e áreas arbóreas), Percepção, Zootécnica. | 5,00 |
Ilusionista | Conhecimento (artefatos e magia), Percepção, Prestidigitação. | 5,00 |
Mago | Conhecimento (artefatos e magia), Interpessoalidade, Magifatura. | 5,00 |
Motorista | Conhecimento (cidades e vida urbana, estradas e campos abertos), Percepção, Pilotagem Terrestre. | 2,00 |
Combatente das Estradas | Conhecimento (armas brancas, armas de fogo, estradas e campos abertos), Percepção, Pilotagem Terrestre. | 4,00 |
Navegador das Estradas | Cartografia, Conhecimento (estradas e campos abertos), Percepção, Pilotagem Terrestre. | 4,00 |
Pirata das Estradas | Acrobacia, Conhecimento (armas brancas, armas de fogo, lei e crime), Pilotagem Terrestre. | 4,00 |
Patrulheiro Silvestre | Conhecimento (armas brancas, corpos d’água e submersão, plantas e áreas arbóreas), Percepção. | 2,00 |
Guardião Silvestre | Conhecimento (armas brancas, corpos d’água e submersão, plantas e áreas arbóreas), Força Bruta. | 4,00 |
Vigilante Silvestre | Camuflagem, Conhecimento (armas brancas, plantas e áreas arbóreas), Percepção. | 4,00 |
Performista | Conhecimento (arte), Percepção, Performance (atuação, dança ou música). | 2,00 |
Performista Célebre | Conhecimento (arte), Interpessoalidade, Percepção, Performance (atuação, dança ou música). | 4,00 |
Pescador | Camuflagem, Conhecimento (animais, corpos d’água e submersão), Zootécnica. | 2,00 |
Pescador Veterano | Conhecimento (animais, corpos d’água e submersão, plantas e áreas arbóreas), Pilotagem Aquática, Zootécnica. | 4,00 |
Pesquisador | Conhecimento (quatro áreas específicas). | 3,00 |
Sábio | Conhecimento (quatro áreas específicas), Interpessoalidade. | 5,00 |
Policial | Conhecimento (armas brancas, cidades e vida urbana, lei e crime), Percepção. | 2,00 |
Guardião Urbano | Conhecimento (armas brancas, armas de fogo, cidades e vida urbana, lei e crime), Força Bruta. | 4,00 |
Vigilante Urbano | Acrobacia, Camuflagem, Conhecimento (armas de fogo, cidades e vida urbana, lei e crime). | 4,00 |
Político | Conhecimento (cidades e vida urbana, moedas e economia), Interpessoalidade. | 3,00 |
Corrupto | Comércio, Conhecimento (cidades e vida urbana, lei e crime), Interpessoalidade. | 5,00 |
Diplomata | Conhecimento (cidades e vida urbana, moedas e economia), Interpessoalidade. | 5,00 |
Soldado | Conhecimento (armas brancas, armas de fogo, campos abertos), Percepção. | 3,00 |
Oficial | Conhecimento (armas brancas, armas de fogo, campos abertos), Diplomacia. | 5,00 |
Como indicado na tabela, os ofícios Artífice Arcano e Místico só podem ser adquiridos se o personagem tiver 2 ou mais pontos em Magia.
O salário diário de cada ofício diz respeito ao dinheiro que um aventureiro pode conseguir por dia (16h de trabalho) na cidade onde está instalado temporariamente, usando as capacidades proporcionadas pelo ofício. O salário diário será pago na moeda do lugar onde o personagem está trabalhando, a menos que apenas uma moeda esteja sendo usada no jogo, como sugerido em 3.6. Outros recursos do personagem. Mais informações sobre trabalho podem ser encontradas em 3.7. Manobras de aventura e outras mecânicas.